Estratégia e Propósito

Estratégia e Propósito

  • Sua Escola é importante?
  • Se as portas de sua escola fechassem hoje, seus consumidores sofreriam uma perda real?
  • Quanto tempo levariam e,que dificuldade teriam para encontrar outra escola que desse conta de suas necessidades tão bem quanto você?
  • Se a sua escola fechar hoje, o mundo seria diferente amanhã?

Segundo a Profa. Cynthia A. Montgomery, Professora da Harvard Business School em seu livro: O Estrategista – Seja o líder que sua empresa precisa, todo líder deveria saber responder a estas três perguntas fundamentais.

Ao longo de minha carreira, vi dezenas de instituições de ensino onde seus principais executivos e gestores não sabem responder a estas perguntas, ou então não tem tatuado em suas mentes para uso em seus processos de decisão, as credos básicos de sua escola.

  • Qual seu proposito?
  • Qual o sonho?
  • Quais as crenças?

O proposito, os sonhos e crenças da sua escola não devem ser escritas apenas para cumprir uma etapa de um plano de negocias, ou para estampar placas e cartazes colados na secretaria na escola por puro formalismo empresarial.

Gosto de substituir o velho conceito de missão pelo de propósito. Quando fiz o meu MBA em 2001, nosso então coordenador de Business Plan, nos dizia: a missão do seu negócio deve conter as seguintes informações: minha empresa faz o que, para quem, com qual tecnologia. Ainda bem que ampliamos este conceito, pois as diretrizes de quase 15 anos atrás, hoje, já não inspiram as pessoas.

O propósito de uma instituição deve ser enobrecedor, firme e diferencial. Ele deve tornar a rotina do dia-a-dia em algo nobre e digno para todos do time, fornecedores e clientes. Deve ser o motivo pela qual vale a pena trabalhar na escola! Seu proposito deve ser suficiente para inspirar as pessoas a acordar todos os dias e ir trabalhar, pois sabem que estão construindo algo nobre e alinhado com os seus propósitos pessoais.

Segundo Rodd Wagner e James K. Harter, 12 elementos da gestão de excelência (Editora Sextante): “Não existe um trabalho intrinsecamente desprovido de significado. Existem condições que tornam triviais tarefas que parecem importantes e condições que tornam gratificantes trabalhos terríveis ..... O grupos menos engajados veem seu trabalho apenas como um emprego: um inconveniente necessário que serve para ganhar dinheiro, com o qual possam satisfazer desejos pessoais fora do trabalho.”

Um bom proposito edifica o alicerce para agregar valor e ter bons resultados! Ele não apenas gera valor para a empresa, mas para toda a sociedade.

Estratégia do Valor Agregado

O sonho deve ser algo não apenas sonhado pelo mantenedor da escola, mas onde se quer chegar,  o que se quer alcançar, que história se quer contar... o sonho não pode ser sonhado sozinho mas sim, por toda a organização.  “Quem não sabe o que quer, não entende o encontra!” Lewis Caroll

As crenças são os valores que norteiam o dia-a-dia da instituição, seus princípios de funcionamento. Lembro-me de minha mãe, que sendo uma das maiores educadores que tive a oportunidade de conhecer, me dizia desde pequeno: “tenha princípios meu filho, seja fiel a eles e você sempre saberá quem você é”.  Da mesma forma que em nossa vida devemos ter princípios que norteiem nossa conduta, na nossa empresa devemos ter crenças que norteiem as decisões empresariais.

No processo de decisão do dia a dia, ter os credos bem definidos ajuda incrivelmente a decidir corretamente, seja em uma ocorrência pedagógica, seja em uma negociação com cliente.

Claro que ter um planejamento estratégico definido, bem desenhado; ter uma boa gestão de processos e projetos; saber atrair, desenvolver e reter talentos são aspectos fundamentais para uma escola ser bem sucedida, mas a forma com se realiza isso está definida em seu proposito, seus sonhos de onde e como quer chegar, e seus valores, princípios ou crenças.

Sendo assim, acredito que se sua instituição não tem seus credos definidos, ou eles são apenas palavras vazias, recomendo fortemente que reúna as lideranças pedagógicas e administrativas de sua instituição e promova um amplo debate para que a final de algumas reuniões bem alinhadas possa ter escrito e impregnado nas pessoas o proposito, os sonhos e as crenças da instituição.

Isso feito, divulgue de forma sistemática isso para todos os colaboradores de sua escola, todos os professores e porque não alunos e familiares.

Bom trabalho.... e transforme o Proposito de sua empresa em realidade...

 

Bibliografia sugerida:

  • O Estrategista – Seja o líder de que sua empresa precisa

Cynthia A. Montgomery

Editora Sextante

  • Estratégia Competitiva

Michael E. Porter

Editora Campus Elsevier

  • Liderar é uma arte

Max de Pree

Best Seller

  • Perseguindo Estrelas

Boris Groysberg

Editora Évora

  • Não espere pelo Epitáfio – Provocações Filosóficas

Mario Sergio Cortella

Editora Vozes