4.Tecnologia Educacional Aplicada


4.Tecnologia Educacional Aplicada

Nos últimos anos temos acompanhado a revolução que a tecnologia tem proporcionado ao ambiente escolar. É espetacular a melhoria que vivemos e as oportunidades que estamos proporcionando aos nossos alunos. Os desafios para os professores e coordenação pedagógicos são muitos.


Estamos vivendo a quebra de paradigma do formato da sala de aula e o professor não é mais o detentor de toda a informação. O professor nesta nova fase passa a ser um mediador, um facilitador, um provocador.

Não estamos na era da informação, mas na era do compartilhamento e da colaboração. A internet diminuiu a distância entre os talentos e aproximou os interlocutores. Estamos na era da inteligência coletiva.

Há práticas e ferramentas que podem permitir novos conceitos em sala de aula, promovendo uma maior conexão entre os agentes do processo ensino-aprendizagem, maior eficiência e gosto pelo estudo:

  •  Material Digital;
  •  Uso de redes sociais para ambientes colaborativos;
  •  Ensino Personalizado;
  •  Ensino combinado com tecnologia - blended learning;
  •  Inversão da sala de aula - flipped classroom;
  •  Análise de desempenho - learning analytics;
  •  Ensino adaptativo - adaptive learning;
  •  Ensino baseado em jogos - game based learning.

 

Alinhado com o planejamento estratégico das instituições, estas ações devem ser cuidadosamente implementadas visando a adesão por parte da comunidade escolar. A tecnologia não pode ser usada apenas como ferramenta de marketing, mas, uma vez implementada, e de fato gerando melhoria no processo de engajamento por parte dos professores e alunos, pode ser divulgada e capitalizada.

  •  Alinhar com a Estratégia do Grupo;
  •  Definir qual o valor e como este valor será criado na Organização;
  •  Buscar com esta solução clareza em seu propósito, processos claros e eficientes, valores para o cliente e resultados para os investidores.

 

 

Ameaças Oportunidades
Os avanços dos concorrentes e cenário do mercado O interesse do mercado pelas tecnologias
O tempo para gestar as tecnologias como recursos educacionais A geração de alunos (nativos digitais)
A resistência dos docentes ao uso das tecnologias As questões ambientais (materiais digitais são ecologicamente corretos)
Os custos finais agregando recursos tecnológicos e serviços A velocidade de acesso às informações
  A queda nos custos de HW e SW

 

Visão para o Aluno:

  •  Aprendizagem;
  •  Crescimento;
  •  Compartilhamento;
  •  Protagonismo;
  •  Interação;
  •  Intercâmbio;
  •  Facilidade;
  •  Simplicidade.

A AOG Consultoria Educacional dá suporte:

  •  Ao desenvolvimento de projetos de tecnologia educacional;
  •  Ao suporte no desenvolvimento de soluções personalizadas através de parcerias estratégicas;
  •  À avaliação de fornecedores de soluções de tecnologia para sua instituição;
  •  À pesquisa sobre hábitos de uso de tecnologia entre as comunidades docentes e discentes;
  •  À intermediação com seu fornecedor de material didático ou Sistema de Ensino para maximização dos resultados;
  •  A promoção de visitas técnicas a escolas no Brasil, Chile, México, Estados Unidos e Japão para troca de experiências;
  •  Ao acompanhamento em visitas técnicas às principais feiras de tecnologia do setor Nacional e Internacional.

A AOG Consultoria Educacional tem a vantagem competitiva de conhecer muito bem a estrutura escolar e, com isso, avaliar os projetos de tecnologia que terão maior aderência a sua estrutura, levando em consideração os valores permanentes e os objetivos estratégicos das escolas. Tece, assim, com elas, uma parceria produtiva, focada no fortalecimento institucional e no crescimento empresarial. Um forte diferencial da AOG é a promoção do dialogo entre desenvolvedores, soluções, equipe técnica, professores, coordenação e marketing.