Nos últimos anos temos acompanhado a revolução que a tecnologia tem proporcionado ao ambiente escolar. É espetacular a melhoria que vivemos e as oportunidades que estamos proporcionando aos nossos alunos. Os desafios para os professores e coordenação pedagógicos são muitos.
Estamos vivendo a quebra de paradigma do formato da sala de aula e o professor não é mais o detentor de toda a informação. O professor nesta nova fase passa a ser um mediador, um facilitador, um provocador.
Não estamos na era da informação, mas na era do compartilhamento e da colaboração. A internet diminuiu a distância entre os talentos e aproximou os interlocutores. Estamos na era da inteligência coletiva.
Há práticas e ferramentas que podem permitir novos conceitos em sala de aula, promovendo uma maior conexão entre os agentes do processo ensino-aprendizagem, maior eficiência e gosto pelo estudo:
- Material Digital;
- Uso de redes sociais para ambientes colaborativos;
- Ensino Personalizado;
- Ensino combinado com tecnologia - blended learning;
- Inversão da sala de aula - flipped classroom;
- Análise de desempenho - learning analytics;
- Ensino adaptativo - adaptive learning;
- Ensino baseado em jogos - game based learning.
Alinhado com o planejamento estratégico das instituições, estas ações devem ser cuidadosamente implementadas visando a adesão por parte da comunidade escolar. A tecnologia não pode ser usada apenas como ferramenta de marketing, mas, uma vez implementada, e de fato gerando melhoria no processo de engajamento por parte dos professores e alunos, pode ser divulgada e capitalizada.
- Alinhar com a Estratégia do Grupo;
- Definir qual o valor e como este valor será criado na Organização;
- Buscar com esta solução clareza em seu propósito, processos claros e eficientes, valores para o cliente e resultados para os investidores.
Ameaças | Oportunidades |
Os avanços dos concorrentes e cenário do mercado | O interesse do mercado pelas tecnologias |
O tempo para gestar as tecnologias como recursos educacionais | A geração de alunos (nativos digitais) |
A resistência dos docentes ao uso das tecnologias | As questões ambientais (materiais digitais são ecologicamente corretos) |
Os custos finais agregando recursos tecnológicos e serviços | A velocidade de acesso às informações |
A queda nos custos de HW e SW |
Visão para o Aluno:
- Aprendizagem;
- Crescimento;
- Compartilhamento;
- Protagonismo;
- Interação;
- Intercâmbio;
- Facilidade;
- Simplicidade.
A AOG Consultoria Educacional dá suporte:
- Ao desenvolvimento de projetos de tecnologia educacional;
- Ao suporte no desenvolvimento de soluções personalizadas através de parcerias estratégicas;
- À avaliação de fornecedores de soluções de tecnologia para sua instituição;
- À pesquisa sobre hábitos de uso de tecnologia entre as comunidades docentes e discentes;
- À intermediação com seu fornecedor de material didático ou Sistema de Ensino para maximização dos resultados;
- A promoção de visitas técnicas a escolas no Brasil, Chile, México, Estados Unidos e Japão para troca de experiências;
- Ao acompanhamento em visitas técnicas às principais feiras de tecnologia do setor Nacional e Internacional.
A AOG Consultoria Educacional tem a vantagem competitiva de conhecer muito bem a estrutura escolar e, com isso, avaliar os projetos de tecnologia que terão maior aderência a sua estrutura, levando em consideração os valores permanentes e os objetivos estratégicos das escolas. Tece, assim, com elas, uma parceria produtiva, focada no fortalecimento institucional e no crescimento empresarial. Um forte diferencial da AOG é a promoção do dialogo entre desenvolvedores, soluções, equipe técnica, professores, coordenação e marketing.